domingo, 5 de junho de 2011

Níveis de Interpletaçâo da Torá Judaíca

1 – Pshat – o "simples significado", ou significado LITERAL. Assim é ensinado para as crianças e adultos que ainda não estão familiarizados com a Literatura da Torá. O ensinamento Literal é o mais apropriado neste caso.

2 – Remez – "dicas" de um significado Alegorico, um ensinamento mais profundo, e não apenas a expressão literal. Atingidos por pessoas com melhor nivel cultural e amplo conhecimento de Torá.

3 – Drash – "interpretação"; descobrir o significado atravez do Midrash, analisando as palavras, a colocação, os formatos das Letras, por comparação palavras e formas e também por ocorrências semelhantes noutros locais. Aqui este nível está disponivel para pessoas de grande conhecimento em Torá, já no caso destacando-se dos demais!

4 – Sod – o "segredo" ou o significado místico e metafísico de uma passagem. Trata-se aqui de um conhecimento secreto, geralmente está mais para as pessoas que estão com um nível muito avançado de conhecimento de Torá. No caso o Sod é alcançado por exegetas, rabinos, e aspirantes a Kabala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário