segunda-feira, 25 de abril de 2011

Teoria "Como Ficar Rico"

Achei Este Artigo estes Dias Enquanto "zapeava" Entre Sites e Blogs de Finanças e Achei Interessante E faz Sentido. Decidi Publicar aqui No Blog espero que Gostem:

Existem inúmeras maneiras de ficar rico[bb]. Elas podem ser divididas em 4 áreas bem abrangentes: ensino, ação, sorte e crime. Cada uma delas tem um nível de dificuldade, risco e rendimento diferentes. Só que não é só isso, estou expondo dessa maneira para deixar tudo simples e fácil de entender. Pois o caminho que cada milionário escolheu certamente envolveu mais de uma dessas áreas. É você quem escolhe a dosagem de cada item para chegar lá.

Antes de continuar quero deixar claro que eu não sou rico (muito menos milionário). Exatamente por isso que não escrevi um passo-a-passo, e sim um inocente e amador pensamento sobre o assunto. Mas prometo que quando chegar a minha vez de dirigir minha Ferrari eu conto como foi :-)

Vamos começar? Ok. Você já jogou RPG[bb]? Imagine um jogo simplificado à 3 atributos, que variam de valor entre 1 e 5 (1 é pouquíssimo, 3 é médio e 5 é muito). A cada um dos atributos (dificuldades, risco e retorno) dei um valor. Em seguida calculei uma variável que chamei de subtotal, usando a fórmula “retorno – risco”. Para finalizar, multipliquei o subtotal pela dificuldade. O resultado final foi um valor que representa o grau de indicação sobre que área você deve seguir. Essa matemática simples e tosca representa a minha opinião. Não me responsabilizo pelo uso indevido dessa brincadeira.

Vou pular a parte do texto que diz que você precisa de muita força de vontade e determinação. Acho que isso está bem claro em TODAS as histórias de pessoas que atingiram a independência financeira.

Abaixo segue a tabela de níveis de dificuldade, rendimento e risco entre as áreas mais comuns para você ficar rico. Claro que existem centenas de maneiras para ficar rico, mas acho que podemos classificá-las dessa maneira. As demais normalmente são uma mistura de atuações em algumas dessas áreas.
    Dificuldade     Rendimento     Risco     Subtotal     TOTAL
Ensino     3     2     1     5 – 1     4
Ação     5     3     2     8 – 2     6
Sorte     1     5     4     6 – 4     2
Crime     3     4     5     7 – 5     2

Total = (Dificuldade + Rendimento) – Risco

Somei dificuldade com redimento pelo simples motivo de que quanto maior for a dificuldade, maiores serão as chances para pessoas persistentes. A maioria das pessoas desiste com o aumento das dificuldades, então isso se torna um trunfo para verdadeiros guerreiros.

Ensino

Ensinar é gratificante. Meu pai é professor e minha vó também já foi. Sempre diziam que ganhavam pouco, mas que era uma profissão gostosa. Tanto que sabem até hoje o nome da maioria de sus antigos alunos (eu não consigo nem lembrar o nome de alguns poucos professores).

Nesta área você pode:

    * Se tornar um professor[bb] popular
    * Um palestrante famoso
    * Um autor de best-sellers[bb]
    * Pode escrever e-books
    * Ministrar aulas de EAD
    * Dar palestras[bb] virtuais
    * Escrever blogs
    * Ou artigos para sites conhecidos

Pela tabela acima é a segunda área de menor dificuldade. Você só precisa aprender e repassar o conhecimento. Conhecimento, este, que é um produto de estoque apenas crescente. Você tem inúmeras maneiras de adquirir conhecimento, seja por livros[bb], na internet, jornais, revistas, pesquisas… Só o que precisa fazer é organizar o que aprendeu de uma manieria nova e vender[bb]. Você cobra pelo conhecimento e ainda continua com ele, não acaba, não tem escassez, só se multiplica.

E também a área de menor risco. Dificilmente você perde conhecimento. Só quando esquece. Mas aí pode recorrer ao material adquirido nos estudos. O maior risco é o seu livro vender menos que o esperado, ou você ter uma menor audiência.

Ação

É verdade, botar a mão na massa é realmente difícil. Sair da sua zona de conforto para abrir um negócio, no início ter que trabalhar[bb] de 12 a 15 horas por dia e ainda por cima não ver logo a cor do dinheiro é complicado. Por outro lado, os rendimentos ao longo prazo são bons e os riscos são relativamente baixos.

Passado o turbulento começo, você começará a colher os seus primeiros frutos. E se você chegar até essa etapa pode ter certeza que seu ânimo se recuperará e terá novo fôlego para continuar conquistando, cada vez mais, seus espaço no mercado.

Nesta área você pode:

    * Abrir uma empresa e ser o melhor
    * Abrir uma empresa[bb] e ser o único
    * Inventar um produto novo
    * Inovar em um serviço antigo[bb]
    * Investir em ações[bb], fundos ou imóveis[bb]

Olhe em volta. As melhores histórias de sucesso[bb] são de pessoas que batalharam por seus negócios. Que não se deixaram influenciar por pessoas que diziam que seu negócios não ia funcionar. Não é a toa que a melhor opção pela tabela seja tomar iniciativa e botar a mão na massa. Tenho certeza de que chegar lá em cima e ver toda a montanha que você escalou, com seu próprio suor, sange e lágrimas, é emocionante e vale a pena.

Sorte

Contar unicamente com a sorte livro[bb] é um dos maiores riscos. Só perde para os riscos que envolvem a vida de um criminoso. Mas mesmo assim os rendimentos podem ser os mais altos e a dificuldade é mínima. Basta ir a uma lotéria e fazer uma aposta. Simples assim. Com um real você pode lucrar milhões da noite para o dia. E não precisou nem abrir um livro sequer ou ficar horas trabalhando.

Mas a sorte um dia acaba. Querendo você ou não. E ela é tão cruel, que quanto mais ela permanece mas você corre o risco de se viciar nela. E aí é problema na certa. E dos piores, pois você já faturou tanto com ela que não acredita que ela tenha acabado. E tenta denovo. E mais uma vez. E mais uma ainda. Quando vê, está sem dinheiro, sem carro, casa e talvez até sem família.

Certa vez ouvi alguém dizer que sorte é o encontro entre oportunidade[bb] e preparação. Ou seja, você precisa estar preparado para quando a oportunidade lhe bater a porta. A oportunidade chegar até você, no momento em que você está preparado e esperando por ela, é que é sorte de verdade. É sorte sim, pois você não pode controlar. Pode até facilitar as coisas para que as oportunidades venham mais depressa, e para isso irá precisar de Ação, mas mesmo assim não pode controlar totalmente. Isso é sorte.

Nesta área você pode:

    * Apostar na mega-sena
    * Apostar no seu time do coração
    * Jogar pôquer
    * Jogar no cassino
    * Comprar uma tele-sena

Crime

“O crime não compensa”. É um sábio ditado. Tem uma outra frase de um ídolo meu que diz: “La venganza nunca és buena, mata el alma y la envenena” (Seu Madruga). Pois vingança é crime também, contra a ética, contra sua alma.

Nesta área você pode:

    * Assaltar um carro-forte
    * Sonegar impostos para o governo
    * Falsificar documentos
    * Roubar uma idéia brilhante
    * Vender drogas

Também o crime é, sem dúvida, a área de maior risco. Não estou falando apenas de risco com a lei. Ganância, trapaças e traições são ferramentas de trabalho do dia a dia de criminosos.

Eu acho que vale a pena ser honesto, praticar o bem, essas coisas. Você pode dormir mais tranquilo, sair na rua sem se preocupar tanto e tal. Pense que o bem sempre ganha. Pode ser que viva um pouco em alerta quando está perto de um sujeito suspeito, mas não se compara à conviver com bandidos diariamente.

Conclusão

Se fosse fácil ficar rico qualquer um seria. E a não ser que você nasceu numa família rica, casou com uma mulher (ou marido) rica ou ganhou uma herança milionária, conquistar sua independência financeira[bb] exige muito trabalho. Invista seu tempo lendo livros de finanças, investimentos e negócios. Pense em alguma coisa e faça. Mas por favor, evite procurar na internet maneiras de ganhar “dinheiro fácil“. A maioria delas são furadas e podem te levar ao precipício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário